NOSSO VLOG

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PILHAS e BATERIAS - Onde descartá-las

Pilhas e baterias usadas são poluentes porque contém metais pesados e outras substâncias tóxicas que, quando descartadas incorretamente podem vazar e contaminar a água, o solo, os alimentos, os animais e os seres humanos através da cadeia alimentar, causando muitos danos à nossa saúde e a toda a natureza.
O problema é que muita gente não sabe o que fazer com pilhas e baterias usadas nem desconfia que esse tipo de resíduo pode ser muito perigoso para a saúde se não for descartado de forma certa.

O Banco Real, lançou no ano de 2006 o "Papa-Pilhas". Um programa que coleta pilhas e baterias portáteis usadas e as encaminha para a reciclagem, evitando assim que contaminem o meio ambiente.

Após a coleta das pilhas, tudo é encaminhado para uma fábrica recicladora que separa o material, incinera em fornos com altas temperaturas, dotados de filtros que impedem a poluição do ar.

O material contém sais, óxidos metálicos, substâncias que se transformam em matéria-prima para fabricar outros produtos.

As sobras que não podem ser aproveitadas são encaminhadas para o descarte adequado, para que não causem mais nenhum dano ao meio ambiente.

Podem ser colocados no coletor todo tipo de pilhas e baterias portáteis de relógios, celulares, laptops, palmtops, filmadoras, calculadoras, câmeras digitais, rádios, brinquedos, lanternas pequenas, telefone sem fio, etc. Além disso, o Papa-Pilhas recebe também aparelhos de celular que não possuem mais aproveitamento. Pilhas e baterias com peso superior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5cmX8cm, assim como todas as baterias de chumbo ácido usadas em motocicletas, alarmes, celulares rurais e automóveis, devem ser devolvidas no local da compra ou diretamente ao fabricante.

Para encontrar os endereços dos postos de arrecadação acesse o site:

*
*
*
*
*
Mural:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...