NOSSO VLOG

terça-feira, 26 de maio de 2009

GLAUCOMA - CONHEÇA AGORA E PREVINA-SE

Glaucoma é uma doença que causa dano ao nervo óptico. Este nervo envia os sinais visuais ao cérebro, que são processados e se convertem em imagem. A causa do glaucoma não é totalmente conhecida, mas demonstrou-se que o aumento da pressão interna do olho é o fator de risco mais importante.
Quando esta pressão do olho está muito elevada, o nervo optico pode ser afetado. Este dano impede que alguns sinais visuais cheguem até o cérebro. O resultado é que o cérebro não pode "ver" tudo o que os olhos vêem. Isto provoca a redução do campo visual, que, se não for tratada, poderá levar à cegueira.
O glaucoma atinge as pessoas de todas as raças, sexo e nacionalidade. Qualquer pessoa pode desenvolver o glaucoma, mas em algumas o risco é maior do que em outras. Vários estudos mostraram que qualquer pessoa que possui uma ou mais das características abaixo apresenta risco maior de desenvolver o glaucoma:


  • Pessoa acima de 40 anos;

  • Histórico de glaucoma na família;

  • PIO (Pressão intra-ocular) elevada;

  • Raça negra;

  • Diabéticos;

  • Altos míopes;

  • Uso regular ou prolongado de esteróides (cortisona);

  • Trauma ocular prévio.
Todas as pessoas com estas características devem se submeter periodicamente a exames oculares. A detecção e o tratamento precoce do glaucoma podem retardar o progresso da doença e prevenir a cegueira.
Muitos não sabem que têm glaucoma até que perdem uma parte da visão. Não obstante, os oftalmologistas podem detectar e tratar o glaucoma antes que a maioria dos pacientes apresente algum sintoma.

Visão tubular


O glaucoma se desenvolve lentamente, isto explica por que muitos pacientes convivem com a doença por anos antes de notar algum sintoma. Os pacientes com glaucoma podem apresentar uma perda gradual da visão periférica, levando ao que chamamos "visão tubular" (imagem ao lado). Lamentávelmente, a perda da visão devido a um dano no nervo óptico é irreversível.

Pressão Intra-ocular

A parte anterior do olho é preenchida por um líquido chamado humor aquoso. Este é produzido pelo olho com a finalidade de lavar e alimentar suas diferentes partes. Normalmente, flui para fora do olho através de vários caminhos e câmaras. Quando esses caminhos estão obstruídos, há um aumento da pressão intra-ocular (PIO). Apesar da PIO ser o fator de risco mais importante para o glaucoma, ela pode ser controlada.
COMO SE TRATA O GLAUCOMA?
Lamentávelmente, esta doença não tem cura. A boa notícia é que o glaucoma pode ser tratado efetivamente quando detectado no início. Vários anos de pesquisas têm levado ao descobrimento de numerosos medicamentos que ajudam a preservar a visão de milhares de pessoas como você, em todo o mundo. O efeito principal da maioria dos medicamentos é a diminuição da PIO. Comprovou-se que este é um caminho efetivo para ajudar a prevenir a perda da visão em pacientes com glaucoma.
Somente o oftalmologista é que poderá indicar o medicamento correto para cada tipo de glaucoma.
CUIDADOS AO PINGAR COLÍRIO NOS OLHOS:
Primeiro, leia a bula e siga as instruções do medicamento a ser usado;
Lave bem as mãos;
Evite contato da ponta do aplicador com seus olhos ou cílios;
Puxe a pálpebra inferior para que ela forme uma espécie de bolsa;
Dentro da bolsa formada pela pálpebra inferior, aplique a dosagem de colírio recomendada;
Para que o colírio não seja rapidamente escoado, pressione levemente o canto interno do olho para obstruir o ducto lacrimal;
Para que o colírio seja mais bem absorvido, mantenha os olhos fechados de 1 a 2 minutos;
Utilize um lenço de papel para retirar o excesso do medicamento;
Se mais de um colírio estiver sendo usado, os produtos devem ser aplicados com um intervalo de no mínimo 5 minutos.
Texto fornecido pela Alcon Brasil - http://www.alconlabs.com.br/
*
*
*
*
Assista um vídeo sobre glaucoma, produzido pelo laboratório Allergan:

*
*
*
*
*
Mural:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...