NOSSO VLOG

terça-feira, 5 de maio de 2009

AVAPE LANÇA PROGRAMA DE TERAPIA COM CÃES

Mais que um melhor amigo do homem, os cães são também aliados importantes no tratamento de pessoas com deficiência. Os primeiros resultados já começaram a surgir

Inovação. Foi com esta idéia em mente que a Terapia Assistida por Animais, programa que utiliza cães no tratamento de deficiências, foi implantada como projeto piloto na Unidade Clinica da AVAPE em São Bernardo do Campo. Sem restrições quanto a patologias, o programa é o preferido dos pacientes, em geral crianças, devido a simpatia que os cães conquistaram.

"Os resultados aparecem mais rapidamente, pois o paciente se sente motivado ao interagir com o cão e isso tira o foco do problema", explica a psicopedagoga da Unidade, Viviane Vivaldini.

Com cara de brincadeira, a terapia vaim aos poucos, mostrando resultados no tratamento de pacientes com Paralisia Cerebral, Hiperatividade, Autismo, transtornos de Conduta Emocionais.

Eficiente no tratamento de problemas físicos, a TAA também é aplicada para problemas psicológicos e de aprendizagem. Pesquisar sobre a raça do cão, escrever histórias e brincar de jogo da memória são apenas algumas das atividades que terapeuta, adestrador e paciente desenvolvem juntos.


Além da TAA, a AVAPE implantou em seu Centro de Convivência, no Riacho Grande, outras duas atividades envolvendo cães. Desde fevereiro, o Agility, modalidade na qual o cão transpõe obstáculos no menos tempo possível, é utilizado para exercitar o corpo e a auto-estima dos atendidos durante as aulas de Educação Física. "Isso acontece quandoeles percebem que conseguem fazer o cão obedecer a seus comandos", explica a supervisora do Centro, Alexandra Melo. Já as atividades assistidas por animais (AAA), valorizam a recreação e o sentimento de bem-estar, trazendo a melhora do quadro clínico em geral.


Um detalhe sobre os cães "terapeutas" da AVAPE faz toda a diferença: cinco, dos sete, são voluntários. "São meus clientes que concordam em disponibilizar seus bichos de estimação. Além disso, contamos também com todo o apoio veterinário necessário, pois os animais precisam estar em dia com a saúde", conta Evandro Batista, adestrador que, assim como os cães que treina, também é voluntário.


Matéria extraída do Jornal Informativo "Avape de Coração" (nº 19 - Ano 7) de propriedade da Avape. http://www.avape.org.br/


Sobre a AVAPE:


Com 26 anos de atuação, a AVAPE - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais) é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência. Fundada em 1982, a entidadeé considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO9001. A AVAPE é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, programas comunitários e capacitação em gestão para organizações sociais.Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência, do recém nascido ao idoso. Dede o seu inínio, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e etermos de cooperação técnica com diversas organizações do mundo.
*
*
*
Mural:


Curso de fisioterapia no PSF pela internet - 80h:
Educação a Distância

Curso de adaptação Curricular para Educação Especial pela Internet:
Educação a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...