NOSSO VLOG

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi: muito além da aparência de pão

Leandro César Pereira


Os católicos dizem que não é pão, mas sim o corpo de Cristo. Trata-se de uma loucura ou de uma verdade que supera os critérios científicos? O homem moderno espera da ciência, muitas vezes, um remédio que possa curar sua insegurança diante dos vários emblemas que o rodeiam: a morte, a origem das coisas, o sentido da vida, o drama do sofrimento e da insatisfação interior. Diante de tantas interrogações, o que não se consegue provar por meios científicos passa a ser considerado como uma inverdade.
Diante da hóstia, a afirmação católica de que não se trata de pão, mas do corpo de Cristo passa a ser considerada por muitos uma loucura. Nos laboratórios, o que se verifica são as matérias de trigo e de vinho. Para os cristãos, essa constatação se refere apenas ao simbólico, ou seja, aponta somente parte de uma realidade.
Existem realidades que superam os resultados de experiências feitas em laboratório. Por exemplo: alguém já tocou em sua alma? Alguém já provou cientificamente a composição da alma humana? Como poderíamos negar sua existência, já que um corpo inerte e sem vida é tudo o que resta quando uma pessoa morre? Onde está aquele ser, aquele “alguém”? Por isso mesmo dizemos que está morto. Porque aquele corpo não tem mais alma.
Da mesma forma, não devemos esperar encontrar o Corpo de Cristo numa experiência de laboratório, mas no princípio de causa e efeito. Sendo Cristo, deve por sua vez possuir um efeito. Assim como o ‘alimento’ alimenta, o corpo de Cristo ‘cristifica’, ou seja, faz a pessoa se superar. É isso o que a faz crescer progressivamente no amor, a dar sentido à sua existência, a tornar-se mais humana e também mais divina.
Essa verdade se comprova também por pesquisa de campo. Milhares de pessoas, no decorrer da história, vêm testemunhando virtudes heróicas e, ao mesmo tempo, essas mesmas pessoas reconhecem que a causa de sua transformação e a base de sua felicidade se encontram no Deus escondido por detrás do pão.
*Leandro César Pereira é filósofo, teólogo e missionário da Comunidade Canção Nova (http://www.cancaonova.com/)
AGENDA
Nesta quinta-feira (11), a Canção Nova realiza a Festa de Corpus Christi com o tema “Eis o Cordeiro de Deus”, na sede da comunidade em Cachoeira Paulista (SP). Doze mil fiéis devem comparecer ao evento em que a Igreja comemora o “Corpo de Cristo”, ou seja, a instituição da Eucaristia.

Serviço:
Festa de Corpus Christi – Tema: “Eis o Cordeiro de Deus”
Data: 11 de junho, das 7h às 18h.
Local: Centro de Evangelização - Sede da Comunidade Canção Nova
Endereço: Rua João Paulo II, s/n – Cachoeira Paulista (SP)
Entrada: Gratuita
Programação completa no site: www.cancaonova.com/eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...