NOSSO VLOG

domingo, 21 de junho de 2009

Catálogo de Produtos Inclusivos

Catálogo de Produtos Inclusivos/2009 é lançado na 1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva

A 1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva, realizada esta semana pelo Instituto Brasil Acessível (IBA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), debateu a importância da arquitetura inclusiva no mercado imobiliário e lançou a edição 2009 do Catálogo de Produtos Inclusivos.

O catálogo, que funciona também como um guia para aqueles que precisam ou tem interesse em construir um espaço acessível a todos, foi distribuído aos participantes na Mostra de Produtos Inclusivos, realizada durante a Jornada. Nele, é possível encontrar todos os produtos certificados com o Selo de Produto Inclusivo, emitido pelo Instituto Brasil Acessível. O selo assegura aos especificadores, consumidores e usuários que os produtos atendem ou exercem o conceito inclusivo, com base nos princípios do Universal Design.

Cerca de 120 produtos foram avaliados e atestados pelo IBA como inclusivos, divididos em categorias como revestimentos de piso (3M), circulação (Glass Vetro, Casa Francesa, Dorma e Eurocentro), metais sanitários e de cozinha (Crismoe, Hidráulica Congonhas e Black & Decker), componentes de esquadrias (Papaiz), entre outros.

Além dos produtos avaliados e atestados, o catálogo também contempla os produtos certificados, como elevadores, plataformas e cadeiras elevatórias (ThyrssenKrupp), revestimentos de piso (Daud e Arco), sinalização (Daud e Arco), acessórios (Mercur), componentes de esquadrias (Dorma, La Fonte), entre outros.

Durante os dois dias de evento, além do lançamento do Catálogo e da Mostra de Produtos Inclusivos, os ouvintes também puderam participar de palestras e debates que abordaram temas como a inclusão como diferencial de sucesso em projetos habitacionais, a aplicação do conceito universal como ferramenta de inclusão, estratégias para produção de moradias inclusivas e os desafios e possibilidades da aplicação da legislação vigente sobre o tema.

Entre os palestrantes do evento, estava Ricardo Pereira Leite, engenheiro membro do Conselho Municipal de Habitação – SP, Diretor de Empresas de Incorporação e Professor do MBA em Negócios Imobiliários da Fupam - FAU-USP; Benedito Abbud, renomado arquiteto e paisagista brasileiro; e Rogério Romeiro, arquiteto membro da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA da SMPED-PMSP e consultor das condições de acessibilidade em empreendimentos imobiliários na empresa Rogério Romeiro Arquitetura.

Para Sandra Perito, o evento alcançou todos os seus objetivos, fazendo com que os participantes conhecessem o que já existe de ações voltadas para a arquitetura inclusiva. ”Conseguimos gerar uma discussão bastante interessante, com um público segmentado e disposto a aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Nossa idéia principal era mostrar o que está se fazendo para instigar o mercado a fazer o mesmo, e conseguimos!” concluiu.
Sobre o Instituto Brasil Acessível
O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social por meio do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito é presidente do Instituto Brasil Acessível, arquiteta, Doutora pela Universidade de São Paulo na aplicação de arquitetura inclusiva.
Sobre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de contribuir, de várias formas, através da construção civil, com o desenvolvimento social. O objetivo é disseminar o uso das tecnologias e produtos, com isso, melhorando o rendimento de cada um dos participantes e alavancando a qualidade de vida da sociedade brasileira como um todo. Iberê Moreira Campos, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, é arquiteto pela Faculdade Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...