NOSSO VLOG

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Conheça o Instituto Sou da Paz

Instituto Sou da Paz

O Instituto Sou da Paz surgiu da “Campanha Sou da Paz pelo Desarmamento” iniciada em 1997 e hoje é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sediada em São Paulo e comprometida com a redução da violência no Brasil.

Fundado em 1999, o Instituto Sou da Paz tem como missão “contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos, por meio da mobilização da
sociedade e do Estado e da implementação e difusão de práticas inovadoras nessa área.”.

Para atingir sua missão, o Instituto Sou da Paz trabalha em quatro áreas distintas, porém complementares e integradas entre si: controle de armas, adolescência e juventude, polícia e gestão local de segurança pública. Cada uma destas áreas desenvolve projetos com os públicos e nos locais mais afetados pela violência, além de campanhas e atividades de mobilização e conscientização da opinião pública.

“Controle de Armas”

O Brasil ocupa um dos primeiros lugares no ranking de países com maior número de mortes causadas por armas de fogo. Atualmente, circulam no país milhões de armas, que acabam sendo usadas para resolver conflitos “banais”,
Além disso, existe a ilusão de que uma arma traz proteção para as pessoas. Mas uma série de pesquisas demonstra o contrário: quanto menos armas há em circulação, menos homicídios são cometidos.
Por acreditar que a vida é o maior patrimônio, o Sou da Paz luta pelo controle das armas de fogo desde 1997. Assim, realiza campanhas de conscientização, lutou pela criação e aprovação do Estatuto do Desarmamento e está empenhado na construção de leis mais rígidas para controlar o comércio de armas de fogo entre os países, enfraquecendo o contrabando e as exportações e importações sem limite.

“Polícia”

A Polícia tem um papel fundamental na redução, prevenção e repressão da violência. Por isso, o Sou da Paz trabalha para aprimorar a atuação e a eficiência deste órgão e aproxima-lo da sociedade.
Atualmente, o Instituto Sou da Paz atua procurando identificar e valorizar o bom trabalho policial e aproximar as pessoas deste profissionais, estimulando uma relação regida pelo respeito à lei e pelo profissionalismo, visando uma polícia cada vez mais inteligente e eficiente.
O Instituto Sou da Paz também participa do debate público sobre o aperfeiçoamento deste órgão tão importante.

“Adolescência e Juventude”

Os jovens moradores das periferias sofrem com a exclusão social e com a violência – são os maiores autores e vítimas de homicídios. Ao mesmo tempo, têm um enorme potencial de mobilização e transformação da realidade.
O Instituto Sou da Paz acredita que o caminho para um Brasil socialmente mais justo passa por formar jovens ativos, responsáveis e capazes de desenvolver habilidades como diálogo, negociação e associativismo.
Por isto, esta área do Sou da Paz desenvolve junto aos jovens ações que estimulam a resolução pacífica de conflitos e a ocupação democrática de espaços públicos, tanto na comunidade, como no ambiente escolar.

“Gestão local da segurança pública”

As questões relacionadas à segurança pública foram durante muito tempo consideradas um problema apenas do governo estadual, pois ele é o responsável pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pelo sistema de justiça e pelo sistema penitenciário.
Mas essa visão vem mudando e o Sou da Paz acredita que o governo municipal tem um papel fundamental no combate à violência. A Prefeitura é quem conhece os problemas e conflitos da comunidade e é capaz de soluciona-los quando eles ainda têm proporções reduzidas.
Além disso, a Prefeitura é responsável por muitas ações que podem contribuir para a prevenção da violência: iluminação pública, limpeza de terrenos baldios, projetos sociais, de educação, esporte e cultura e capacitação das guardas.
É por isso que esta área do Instituto Sou da Paz realiza diagnósticos da violência em várias cidades brasileiras, desenvolve planos municipais de prevenção da violência e promoção da convivência e assessora as prefeituras na implementação destes planos.


Conheça mais sobre o Instituto Sou da Paz: www.soudapaz.org



Janaina Baladez
Coordenadora de Voluntários
Instituto Sou da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...