segunda-feira, 16 de março de 2009

PROJOVEM OFERECE 15 MIL VAGAS EM SÃO PAULO


O Projovem Urbano está com matrículas abertas até o final de março em todo o Brasil. São 240 mil vagas oferecidas em 71 municípios com mais de 200 mil habitantes e em 20 estados que vão viabilizar a chegada do programa nas cidades menores. Com duração de 18 meses, o Programa é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. Para se matricular, basta apresentar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, e o histórico escolar, se tiver. Caso contrário, o jovem fará um pequeno teste para comprovar que sabe ler e escrever. Em São Paulo, quinze prefeituras municipais estão com as matrículas abertas, o que corresponde a cerca de 13,5 mil vagas.

O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nas cidades com até 200 mil habitantes a parceria do governo federal é feita diretamente com as prefeituras. Já naquelas com população inferior a 200 mil habitantes, essa parceria é realizada com o governo do estado.

Esta é a segunda etapa nacional de matrículas do Programa, que de julho a agosto de 2008 matriculou mais de 86 mil jovens em 24 municípios brasileiros mais o estado de Goiás. O Projovem Urbano combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas.

O Programa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que foi lançado em 2007 com a unificação dos programas Agentes Jovem, Saberes da Terra, ProJovem,Consórcio da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fabrica.

As outras três modalidades do ProJovem Integrado são o ProJovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), ProJovem Campo (Ministério da Educação) e ProJovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). Com a integração, o governo federal pretende atender até 3 milhões de jovens até 2010.

Para saber mais sobre as vagas para o Projovem Urbano, a exemplo dos locais de matrícula em cada município, basta ligar no telefone 0800 722 7777, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Relação de municípios e número de vagas

Carapicuíba - 800
Diadema - 700
Embu - 1.400
Guarujá - 800
Hortolândia - 700
Limeira - 900
Mogi das Cruzes - 1.200
Presidente Prudente - 700
Ribeirão Preto - 700
Santos - 700
Santo André - 1.100
São Vicente - 750
Sumaré - 800
Suzano - 1.400
Taboão da Serra - 800

Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República


Educação a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

MENSAGENS DE AGRADECIMENTO PARA MADRINHAS E PADRINHOS

Quando chega a tão esperada hora, são tantos detalhes para cuidar que o HD da nossa memória fica tão cheio, que faltam palavras para compor ...