NOSSO VLOG

terça-feira, 19 de março de 2013

Intercâmbio cultural entre crianças das nações que formam o MERCOSUL


Instituto Mauricio de Sousa e Itaipu Binacional promovem projeto de intercâmbio cultural entre crianças das nações que formam o MERCOSUL

· Turma da Mônica é a protagonista do projeto Amizade Sem Fronteiras;
· Quatro personagens foram criados para a iniciativa;
· Site da ação reúne informações culturais e atividades lúdicas sobre os países pertencentes ao bloco econômico sul-americano

O Instituto Mauricio de Sousa em parceria com Itaipu Binacional lançaram, recentemente, o projeto “Amizade Sem Fronteiras”. O público-alvo são crianças de 7 a 12 anos de idade que, por meio do site www.amizadesemfronteiras.org.br, têm a oportunidade de conhecer aspectos culturais, sociais e econômicos dos países que fazem parte do bloco econômico MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) - Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

O projeto é protagonizado pela Turma da Mônica, família de personagens do desenhista brasileiro Mauricio de Sousa, que também criou novos amiguinhos para a Turma, com identidade e características dos vizinhos argentinos, paraguaios e uruguaios. Um personagem venezuelano também foi criado em virtude do protocolo de adesão assinado pelo país em 2006.

O site é informativo, lúdico e interativo, e ainda traz uma edição especial contendo histórias em quadrinhos e um álbum de figurinhas, com veiculação em mídia eletrônica. As peças serão disponibilizadas, a princípio, em dois idiomas: português e espanhol e, em breve, haverá uma versão em guarani. A criançada poderá montar o álbum de figurinhas virtualmente, ao responder um questionário sobre o tema no site.

A estimativa é que milhares de crianças acessem o site, troquem informações, aprendam, discutam e, principalmente, criem um vínculo de amizade e respeito entre eles.

Criado em 26 de março de 1991, por meio do Tratado de Assunção, no Paraguai, assinado por presidentes e ministros dos países sul-americanos que compõem o bloco, o Mercado Comum do Sul, mais conhecido como MERCOSUL, integra quatro nações: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, para a livre circulação de bens e acordos econômicos em comum. O bloco fortalece laços culturais, sociais e econômicos entre esses países.

Sobre Instituto Mauricio de Sousa

A Mauricio de Sousa Produções desenvolve programas institucionais voltados para a comunidade há mais de uma década. A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permitiu que centenas de campanhas fossem desenvolvidas e complexos conceitos foram assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida. Os resultados positivos destas experiências deram origem a um novo segmento do Grupo Mauricio de Sousa: o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que pretende uma participação mais efetiva e sistemática na execução de projetos de ação social. O objetivo do Instituto é levar a filosofia e a força de comunicação da "Turma da Mônica" para desenvolvimento de programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura. O Instituto Cultural Mauricio de Sousa une-se, assim, a outras organizações, fundações e institutos, que se mobilizam e contribuem para a construção de um Brasil melhor e uma sociedade mais justa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...