segunda-feira, 15 de novembro de 2010

KC-390 - obra da engenharia aeronáutica brasileira

1º Transporte Militar a Jato Brasileiro - KC390 - Imagem: EMBRAER
Poucos países no mundo têm condições tecnológicas para fabricar aeronaves como essa.
Devemos nos orgulhar da seleção brasileira, do nosso Carnaval; mas, sobretudo, da nossa capacidade de vencer os desafios do desenvolvimento.


Aviação militar


Nasce o KC-390, o primeiro transporte militar a jato fabricado pela indústria aeronáutica brasileira

O projeto KC-390 é parte de um programa da Força Aérea Brasileira para a incorporação de um avião com capacidade para transportar carga e realizar o reabastecimento em vôo dos seus caças. O projeto exigirá investimentos de US$ 1,3 bilhão até 2015, data em que deverá estar pronto o protótipo.
Com peso máximo de decolagem de 61 toneladas, carga máxima de 20 toneladas e cruzando a aproximadamente 900 km/h , a aeronave que a Embraer desenvolverá ocupará uma faixa do mercado na qual há poucos aviões com essas características.

APTO PARA QUALQUER MISSÃO
A existência do estudo sobre esse jato bimotor de transporte militar foi divulgada há dois anos. O projeto está baseado em uma fuselagem e uma empenagem totalmente novas, com ampla utilização de materiais compostos e as asas dos aviões da família E-Jet, com as lógicas modificações necessárias para colocar os dois grandes motores e os equipamentos do sistema de reabastecimento em vôo, além de, logicamente, a sua instalação sobre a fuselagem.
A Embraer assinou, recentemente, um acordo com a indústria norte-americana Hitco Carbon Composites para o fornecimento de parte da estrutura traseira do avião feita de materiais compostos e com a Denel Saab Structures, da África do Sul, para a fabricação da empenagem com os mesmos materiais.
A aeronave contará com tecnologia fly-by-wire e poderá decolar em cerca de 1.370m em pistas mal preparadas.
"O lançamento do programa KC-390 representa um novo marco na associação estratégica e histórica entre Embraer e a Força Aérea Brasileira", declarou Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica. "Acreditamos que o desenvolvimento do KC-390 proporcionará um produto altamente eficiente para ser usado pela FAB em suas missões de transporte de cargas e reabastecimento em vôo, além de representar mais um ótimo produto de exportação.

AVIÕES DE TRANSPORTE
Como já aconteceu no passado com outros programas da Embraer, a Força Aérea Brasileira estabeleceu os requisitos para esse avião. Essa colaboração, que já conta com cerca de 40 anos, deu o impulso para o desenvolvimento de uma indústria aeronáutica brasileira que tem superado todas as expectativas.
A associação empresa-governo tem dado ótimos resultados e os êxitos comerciais da Embraer são indiscutíveis, mostrando um exemplo do que deveria ser seguido por outros países como, por exemplo, a vizinha Argentina, onde uma promissora indústria aeronáutica, que chegou a ser a mais importante da América Latina, foi sendo destruída por uma série de governos que ao longo dos últimos anos foram incapazes de ver nela uma fonte tecnológica e de desenvolvimento para o país.
Exemplos brasileiros disso são os produtos da Embraer – e estamos falando apenas do mercado militar – o EMB-312 Tucano, o EMB-314 Super Tucano, o AMX e as versões eletrônicas especializadas do ERJ-145 (145 AEW&C e RS/AGS). A Força Aérea Brasileira precisa substituir parte da sua frota de transporte e, muito especialmente, seus aviões utilizados pa ra reabastecimento em vôo, os Boeing KC-135 Stratotanker.
O KC-390 estará em serviço a partir de 2015.
Em um relatório, a Embraer destacou que esse programa contribuirá, a curto prazo, para a manutenção de empregos de alta qualificação e, em um prazo mais longo, conta com potencial para gerar expressivos volumes de exportação de grande valor agregado, depois da importante restruturação realizada pela empresa há poucos meses.

Fernando Fischer / texto: José M. Rodríguez
Imagens Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

MENSAGENS DE AGRADECIMENTO PARA MADRINHAS E PADRINHOS

Quando chega a tão esperada hora, são tantos detalhes para cuidar que o HD da nossa memória fica tão cheio, que faltam palavras para compor ...