NOSSO VLOG

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A quantas anda a escova de dentes do seu filho?

Cerdas em mau estado comprometem a higiene bucal mais do que se pode imaginar...


Você consegue perceber se o seu filho segue à risca as recomendações do dentista sobre os movimentos para uma escovação eficiente? Mas você dá a mesma atenção ao tipo de escova e ao tempo que ela tem de uso?

Na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, um estudo avaliou a condição de escovas dentais usadas por crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria. A pesquisa - desenvolvida pelos professores Paulo Nelson Filho, Alexandra Queiroz e o pós-graduando Francisco Wanderlei Garcia de Paula e Silva, da área de Odontologia Pediátrica da FORP - avaliou as escovas de 60 crianças, entre 3 e 12 anos. Na fase da entrevista com os pais, 53,13% deles afirmaram ter recebido orientação sobre isso e 79,68% achavam que a escova dental do filho estava em boas condições. Aí os pesquisadores resolveram tirar a prova dos nove: pediram para ver as escovas, analisaram vários aspectos — a rigidez das cerdas, a periodicidade de substituição, o tamanho da cabeça e os cuidados de higiene e armazenamento.
O resultado foi um desapontamento total: 61,82% delas tinham cerdas deformadas pelo uso e 63,94%, resíduos visíveis a olho nu. Além disso, menos da metade apresentava o tamanho adequado à boca da criança. "Na hora da compra, lamentavelmente, muitos pais levam em conta apenas o preço. A qualidade acaba ficando em segundo plano. Há modelos bem baratos no mercado que possuem as características essenciais para uma boa limpeza. De onde se conclui que o problema, na hora de comprar a escova de dente, não é o bolso, mas a falta de informação”, afirma André Felipe Abrão, ortodontista da Clínica Genesis, Mestre em Ortodontia pela FOUSP.
Antes de escolher a escova de dente, converse com um dentista, ele vai examinar as necessidades do seu filho e indicar o tamanho e o tipo mais apropriado para a idade dele. Há no mercado modelos específicos para diferentes faixas etárias. “Não se deve dispensar a orientação profissional. Além do tamanho, é bom analisar as cerdas e o formato. O ideal é fazer a substituição da escova, a cada dois meses", reforça André Abrão.

Outros cuidados

A umidade e os restos de alimento são um prato cheio para a proliferação dos germes. Por isso a escova de dente acaba contaminada. A limpeza propriamente dita é tão importante quanto os cuidados com a escova. A má higiene favorece o acúmulo de placa bacteriana, o que provoca cáries e doenças na gengiva também. “Até os bebês precisam dessa limpeza. A mãe deve umedecer uma gaze com soro fisiológico ou água filtrada e passar suavemente na gengiva, após a amamentação do bebê. Isso ajuda a eliminar os resíduos de leite e também serve para que a criança se acostume com a manipulação da boca.
Vale lembrar que só escovar os dentes não resolve, é indispensável a utilização do fio dental na remoção da placa bacteriana entre os dentes das crianças. Apesar de ser um conceito conhecido, poucos pais controlam o uso do mesmo", alerta o dentista André Felipe Abrão, que também ministra aulas no Curso Clínico de Ortodontia – Braquetes Autoligados SMARTCLIP 3M® do CETAO.

Dicas para manter a escova de dentes limpa
A seguir, o André Abrão, ortodontista da Clínica Genesis, fornece algumas dicas para que crianças e adolescentes mantenham a escova de dente bem limpinha:
• Lave sempre as mãos antes de começar a escovar os dentes;
• Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois;
• Após usar a escova, lave-a bem em água corrente. E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água;
• Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorehexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais;
• Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.

CONTATO:
Clínica Genesis - Integra o Grupo S& E- Saúde e Educação
www.clinicagenesis.com.br
www.cetao.com.br
andre@cetao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...