Muitos comportamentos estranhos de crianças, podem ter uma causa. Nem tudo pode ser manha, birra ou simplesmente "coisa de criança"
"Para realizarmos nossas atividades cotidianas, como estudar, escrever, alimentar-se e etc, recebemos inúmeras informações dos nossos sentidos (tato, olfato, visão, audição) que quando são utilizadas pelo nosso cérebro de maneira correta, servem para organizar nosso comportamento e promover aprendizagem.
Quando isso não ocorre da maneira esperada, a criança pode apresentar respostas inadequadas aos estímulos e é o que chamamos de Disfunção de Integração Sensorial (DIS).
A DIS pode estar presente em atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de atenção e comportamento, distúrbios de aprendizagem, Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH), síndromes genéticas, prematuridade, deficiência mental, física ou sensorial, podendo afetar o desempenho escolar e todo o processo de aprendizagem.
Como consequência, a criança ou adolescente poderá apresentar problemas em sua auto-estima, dificuldade de socializar-se, desvios de comportamento, isolamento e retração. Durante o desenvolvimento, observa-se que bebês com baixo tônus muscular; com desenvolvimento lento e qualidade de movimento abaixo do esperado; crianças extremamente irritadas, agressivas ou impulsivas; com limitações motoras, que apresentem problemas com a coordenação motora e escrita; imaturas ou muito emocionais e adolescentes com problemas de comportamento; pouco organizados; com imaturidade física ou emocional; que não realizam atividades em grupo; demonstrem baixa estima ou falta de iniciativa; podem ser beneficiados com a intervenção terapêutica de Integração Sensorial.
Observe seus filhos: Se eles apresentarem alguns dos sinais, que quando acorrerem associados, sugerem uma Disfunção de Integração Sensorial (DIS)
- Aversão a atividades como água, tomar banho, lavar o rosto e lavar as mãos;
- Aversão de realizar atividades de colagem, argila, massinha, tintas, etc;
- Com dificuldades em correr, pular e saltar;
- Com dificuldades em regular seus ciclos de sono;
- Crianças que mordem ou gostam de ser mordidas;
- Com atraso do desenvolvimento sem comprometimento neurológico aparente;
- Aversão a brincadeiras de movimento e não suportam o parquinho;
- Que não suportam ser abraçadas ou contidas e apresentam choro excessivo ao serem movimentadas ou carregadas no colo;
- Que não conseguem manter a atenção sem que estejam se movimentando, não conseguindo permanecer sentadas;
- Com aversão a determinadas texturas de alimentos e seletivas na alimentação;
- Com dificuldade de manipulação de objetos, na coordenação da escrita, no traçado das letras, na junção das sílabas e na coordenação motora global;
- Que parecem não conseguir brincar sozinhas, não exploram o brinquedo e não criam brincadeiras;
- Com dificuldades de aprendizagem, linguagem enfatizada e escrita imatura;
- Que tocam tudo que encontram pela frente, passam a mão pelos corredores, paredes e todas as superfícies quando se locomovem;
- Com dificuldades em determinar a mão dominante ou por vezes parece trocar a dominância de acordo com a localização do objeto a ser manipulado;
- Que invertem sons na fala ou letras na escrita (Ex: ao invés de falar ou escrever "passarinho", falam "asparinho");
- Com auto-estima muito baixa e que se frustram facilmente.
Texto extraído da cartilha da ArteVidade Clínica Multiprofissional."
Sobre a ArteVidade:
Fundada em 1998, a Artevidade conta com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional que utilizam a abordagem de Integração Sensorial para tratar crianças com sinais de disfunção de Integração Sensorial.
O programa de tratamento é elaborado a partir de uma criteriosa avaliação do perfil sensorial e comportamento das crianças com intuito de adequá-lo as suas necessidades individuais e garantir melhores resultados.
Para estimular o processamento sensorial de forma eficaz, a intervenção terapêutica é realizada em um ambiente organizado sensorialmente contendo atividades e estímulos dirigidos que facilitem na aquisição de habilidades motoras e acadêmicas. A criança, com a orientação do terapêuta, aprenderá a brincar de forma eficaz, produzindo a aprendizagem e processamento organizado das informações sensoriais, durante a realização de atividades que envolvem movimento e muitos estímulos sensoriais.
A DIS pode aparecer como fator agravante do comprometimento motor, mental, comportamental ou social em diversas patologias. A Integração Sensorial pode ser adotada como terapia complementar, uma vez que baseia-se em conceitos do neurodesenvolvimento e da neuropsicologia.
A integração sensorial pode ser aplicada nas escolas onde o terapeuta será um facilitador do processo de aprendizagem acadêmica, focando o tratamento na organização do ambiente e na orientação no fornecimento dos estímulos necessários às crianças que apresentam sinais de DIS, complementando o programa educacional.
A Clínia ArteVidade está localizada na Rua França Pinto, 941 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel: 6915-7511 / 5083-7758 - http://www.artevidade.com.br/
*
*
*
*
Mural:
*
*
*
Mural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer deixar um recado?