Mais que um melhor amigo do homem, os cães são também aliados importantes no tratamento de pessoas com deficiência. Os primeiros resultados já começaram a surgir
Inovação. Foi com esta idéia em mente que a Terapia Assistida por Animais, programa que utiliza cães no tratamento de deficiências, foi implantada como projeto piloto na Unidade Clinica da AVAPE em São Bernardo do Campo. Sem restrições quanto a patologias, o programa é o preferido dos pacientes, em geral crianças, devido a simpatia que os cães conquistaram.
"Os resultados aparecem mais rapidamente, pois o paciente se sente motivado ao interagir com o cão e isso tira o foco do problema", explica a psicopedagoga da Unidade, Viviane Vivaldini.
Com cara de brincadeira, a terapia vaim aos poucos, mostrando resultados no tratamento de pacientes com Paralisia Cerebral, Hiperatividade, Autismo, transtornos de Conduta Emocionais.
Eficiente no tratamento de problemas físicos, a TAA também é aplicada para problemas psicológicos e de aprendizagem. Pesquisar sobre a raça do cão, escrever histórias e brincar de jogo da memória são apenas algumas das atividades que terapeuta, adestrador e paciente desenvolvem juntos.
Além da TAA, a AVAPE implantou em seu Centro de Convivência, no Riacho Grande, outras duas atividades envolvendo cães. Desde fevereiro, o Agility, modalidade na qual o cão transpõe obstáculos no menos tempo possível, é utilizado para exercitar o corpo e a auto-estima dos atendidos durante as aulas de Educação Física. "Isso acontece quandoeles percebem que conseguem fazer o cão obedecer a seus comandos", explica a supervisora do Centro, Alexandra Melo. Já as atividades assistidas por animais (AAA), valorizam a recreação e o sentimento de bem-estar, trazendo a melhora do quadro clínico em geral.
Um detalhe sobre os cães "terapeutas" da AVAPE faz toda a diferença: cinco, dos sete, são voluntários. "São meus clientes que concordam em disponibilizar seus bichos de estimação. Além disso, contamos também com todo o apoio veterinário necessário, pois os animais precisam estar em dia com a saúde", conta Evandro Batista, adestrador que, assim como os cães que treina, também é voluntário.
Matéria extraída do Jornal Informativo "Avape de Coração" (nº 19 - Ano 7) de propriedade da Avape. http://www.avape.org.br/
Sobre a AVAPE:
Com 26 anos de atuação, a AVAPE - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais) é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência. Fundada em 1982, a entidadeé considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO9001. A AVAPE é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, programas comunitários e capacitação em gestão para organizações sociais.Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência, do recém nascido ao idoso. Dede o seu inínio, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e etermos de cooperação técnica com diversas organizações do mundo.
*
*
*
Mural:
*
*
Mural:
Curso de fisioterapia no PSF pela internet - 80h:
Curso de adaptação Curricular para Educação Especial pela Internet:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer deixar um recado?