NOSSO VLOG

terça-feira, 14 de abril de 2009

Amigos do Espaço da Cidadania

Localizado em Osasco, funciona com a ajuda de vários colaboradores voluntários de cidades e Estados diferentes, portadores de deficiência ou não, que de forma conjunta elaboram e desenvolvem os programas do Espaço da Cidadania, quer seja na realização de eventos, publicações ou ações de articulações com outros agentes sociais e tem como missão:

a) Levantamento de informações sobre deficiência e trabalho sob a ótica do cumprimento da Lei de Cotas. Na região de Osasco a pesquisa é feita em parceria com a Subdelegacia do Trabalho;
b) Disseminação destas informações para pessoas, sindicatos e outras instituições interessadas;
c) Comunicação permanente com a mídia, com objetivo de geração de matérias, o que tem garantido uma presença positiva da região de Osasco no cenário nacional de contratação de pessoas com deficiência;
d) Estímulo às instituições para promoverem ações afirmativas sobre o tema, seja individual ou coletivamente. Neste esforço a região já comemorou coletivamente por 3 anos consecutivos o dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência) e o dia 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência). Nestas ações têm participado sindicatos dos trabalhadores, representantes empresariais, entidades públicas e privadas que atuam na área;
e) Orienta interessados na contratação de pessoas com deficiência, mantendo parceria de trabalho com o Centro de Solidariedade ao Trabalhador de Osasco


Na Reatech 2009 - Feira Internacional de Tecnologia em reabilitação, inclusão de acessibilidade, realizada em São Paulo, no mês de abril, tivemos acesso a cartilha "Conviva com a Diferença", onde os leitores receberão dicas preciosas de como se portar diante de uma pessoa com deficiência.

Segundo as dicas da cartilha, antes de tomarmos a frente para ajudar, devemos antes perguntar se a pessoa está precisando de ajuda; simples observações como abaixar-se para se nivelar à altura de quem está sentado em uma cadeira de rodas pode fazer a diferença durante a conversa.

Ao falarmos com deficiêntes auditivos, devemos utilizar expressões faciais, tom de voz sem exageros e com uma velocidade considerada normal para o entendimento. Vale pedir para a pessoa repetir as palavras ou até usar um bilhetinho para facilitar a compreensão.

Deficiêntes visuais, precisam se apoiar no seu braço para sentir o movimento do seu corpo ao caminharem. Antes de sentá-los em algum lugar, é necessário colocar a mão da pessoa no braço ou encosto da cadeira para que ele sente-se sozinho.

Para se comunicar com deficiêntes de fala, devemos olhar no rosto de quem está falando e falar pausadamente utilizando poucas palavras de cada vez, com calma e esperando a nossa vez de falar.

Pessoas com paralisia cerebral, não conseguem controlar direito os músculos do corpo, por isso, são mais lentos. Neste caso, precisamos ter muita paciência ao ouví-los, pois eles são mais lentos em tudo o que fazem.

Dificiêntes intelectuais, devem ser tratados com naturalidade. Cumprimente e despeça-se normalmente e evite a superproteção, ajudando-os apenas quando for realmente necessário.

A cartilha também possui uma informação muito interessante sobre como devemos falar e escrever à respeito:


NUNCA DIGA NEM ESCREVA: >>>>>> O CORRETO É:


Aleijado, defeituoso, paralítico >>>>>>>>> Pessoa com deficiência física
Ele sofre de paralisia infantil >>>>>>>>>>>>>> Ele teve paralisia infantil
Ele foi vítima de paralisia infantil >>>>>>>> >> Ele está com sequela de paralisia infantil
Mudinho, surdo-mudo >>>>>>>>>>>>>>>>Pessoa com deficiência auditiva
Ceguinho >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Pessoa com deficiência visual
Paralisia cerebral é uma doença >>>>>> >> Paralisia cerebral é uma condição
Ele teve paralisia cerebral >>>>>>>>>>>> > Ele tem paralisia cerebral
O paralisado cerebral >>>>>>>>>>>>>>>>> Pessoa com paralisia cerebral
Bobinho, doentinho >>>>>>>>>>>>>>>>>>Pessoa com deficiência intelectual
Mongolóide, mongol >>>>>>>>>>>>>> >>>Pessoa com Síndrome de Down
Doença mental, retardado mental >>>>>>>Deficiência Intelectual


Troque os termos: Pessoa presa, confinada, condenada à uma cadeira de rodas, muletas, por: Pessoa em cadeira de rodas; pessoa que anda em ou usa cadeira de rodas, muletas, etc.
O Espaço Cidadania, possui várias publicações que podem ser adquiridas à partir de R$0,90.
http://www.ecidadania.org.br/ - Tel: 11 3685-0915 - R. Erasmo Braga, 307 - 3º andar -Presidente Altino - Osasco - SP.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...