NOSSO VLOG

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como tratar ferimentos em crianças

As crianças correm, brincam e se machucam, por isso, é preciso atenção redobrada com a pele para evitar infecções


Brincar e se machucar faz parte da infância, mas basta aparecer um pequeno ferimento na pele da criança para provocar a preocupação dos pais. Eles correm para tomar as primeiras providências e evitar o início de um problema de saúde mais grave, como a infecção, por exemplo. Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água e sabão, são fundamentais para limpar a ferida. Primeiramente é preciso limpar o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado deve-se secar a região higienizada e desinfetar com um agente antisséptico como Neba-Sept.

Depois de limpar e desinfetar a pele, é importante prevenir ou tratar o início de possíveis infecções, com o uso de uma pomada antibiótica como Nebacetin, sempre lembrando que os curativos, por sua vez, são recomendados somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés, por exemplo. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de micro-organismos. A recomendação principal é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

O carinho e a atenção também são elementos imprescindíveis na hora de cuidar de ferimentos. Além de higienizar bem as mãos, com água e sabão ou álcool gel, é importante manter a calma para conversar com a criança e acalmá-la em caso de choro. A recomendação é trocar o curativo ao menos três vezes por semana, ou toda vez que ele ficar molhado. Durante o processo de cicatrização, casquinhas se formam sobre a pele machucada. Elas servem para proteção da pele e caem espontaneamente. As crianças têm um ótimo mecanismo de cicatrização e, se for bem cuidado e não sofrer exposição excessiva ao sol, o ferimento não deixará nenhuma marca na pele.

Outras dicas de como cuidar dos ferimentos:

O que fazer quando o machucado está sangrando?
· Caso o sangramento seja pequeno, deve-se lavar a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Para proteger o machucado pode-se utilizar uma gaze limpa e esparadrapo ao redor da lesão.

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?
· A saída de pus ou de secreção amarelada indica que o ferimento está infeccionado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica como Nebacetin para matar as bactérias causadoras da infecção.

O que fazer quando a lesão é mais profunda?
Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar outros procedimentos, como os pontos, por exemplo. De qualquer forma, a limpeza primária pode ser feita regularmente e, ao notar-se a presença de algum corpo estranho na ferida, deve-se procurar o médico imediatamente.

Sobre Nebacetin®

Nebacetin®, do laboratório farmacêutico Takeda, oferece opções seguras e eficazes para prevenção e tratamento de ferimentos na pele. Neba-Sept® é um antisséptico tópico que combate rapidamente as bactérias, ajudando a desinfetar e tratar feridas cutâneas superficiais de pequena extensão. A pomada Nebacetin®, composta pelas substâncias bacitracina zincica e sulfato de neomicina, que possuem ação antibiótica, é indicada para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias. Mais informações sobre a marca e a bula dos produtos estão disponíveis no site www.nycomed.com.br

NEBACETIN® E NEBA-SEPT® SÃO MEDICAMENTOS. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. NEBACETIN® Registro MS – 1.0639.0252. NEBA-SEPT® MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA, RDC Nº199/2006. AFE Nº 1.00693.8. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.


Informações sobre a Takeda

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e por ser uma das líderes globais da indústria farmacêutica, a Takeda se compromete a trabalhar para melhorar a saúde dos pacientes de todo o mundo por meio de inovação de vanguarda na área médica. Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa www.takeda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...