NOSSO VLOG

domingo, 25 de março de 2012

Galeria Deco exibe obras inéditas de Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi em paralelo a contemporâneos brasileiros

Galeria Deco exibe obras inéditas de Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi em paralelo a contemporâneos brasileiros


Pinturas inéditas de Tomie Ohtake e instalação do renomado artista japonês Nobuo Mitsunashi são exibidas juntamente a trabalhos de Sandra Cinto, Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Futoshi Yoshizawa e Lia Chaia, entre outros.


A Galeria Deco encerra a comemoração dos seus 30 anos com as exposições “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos”, que ocorrem simultaneamente entre 28 de março, às 19h, e 29 de abril de 2012. A primeira mostra é composta por série de pinturas inéditas da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake e instalação, também inédita no Brasil, do renomado artista japonês Nobuo Mitsunashi. Paralelamente, o segundo andar da galeria é ocupado pela coletiva “Olhares oblíquos”, que reúne obras dos artistas Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde e Sandra Cinto, entre outros, com a intenção de contextualizar a produção contemporânea do Brasil e do Japão.


O trabalho de Mitsunashi é uma obra de redefinição - "um reset", como define o próprio artista. Ele exibe uma instalação site-especific - um caiaque de 5 metros, criado a partir de elementos naturais como chumbo, madeira, argila, papel e fibras orgânicas, que visa novos sentidos diante da atual situação do Japão. Nobuo Mitsunashi já mostrou suas obras na 21a Bienal de São Paulo, em 1991; em uma individual na Pinacoteca do Estado, em 2002; no Instituto Tomie Ohtake, em 2005; e na Galeria Deco, em 2002, 2004 e 2006.

Tomie Ohtake apresenta 4 telas inéditas, criadas entre 2011 e 2012, que apresentam equilíbrio entre sombra e movimentos vivos silenciosos, que afloram-se na sutil e delicada diferenciação cromática da cor azul. São pinturas de natureza abstrata, sóbrias e de grande refinamento plástico-visual.



Olhares Oblíquos


“Olhares Oblíquos”, que ocorre no segundo andar da galeria, é mostra coletiva que apresenta um panorama da arte contemporânea brasileira, incluindo produção de artistas nipo-brasileiros. A mostra tem intuito de traçar paralelos com a atual produção japonesa. Participam obras de Albano Afonso, Adrianne Gallinari, Cris Bierrenbach, Felipe Barbosa, Futoshi Yoshizawa, Kako, Lia Chaia, Mazu, Roberto Okinaka, Rosana Ricalde, Sandra Cinto e Takashi Fukushima.


Galeria Deco 30 Anos



Referência internacional quando o assunto é arte contemporânea japonesa e nipo-brasileira, a Galeria Deco, inaugurada em 17 de dezembro de 1981 por Hideko Suzuki Taguchi e René Sadayuki Taguchi, é conhecida no meio artístico por exibir, quase que exclusivamente, obras de artistas japoneses e nipo-brasileiros.


Com apoio da da Pola Art Fundation - conceituada instituição cultural do Japão, e da JBAC - Japan Brazil Art Center, a galeria realizou entre setembro de 2011 e abril de 2012, uma série de oito exposições, que exibiram um panorama da recente produção japonesa ao lado de artistas brasileiros de destaque nos últimos anos. Nessas exposições foram exibidas obras dos japoneses Koutaro Isobe, Kiji Maru, Futoshi Yoshizawa, Tomoo Nagai, Ryota Unno, Yo onishi, Manabu Hangai; e dos brasileiros Albano Afonso, Claudio Matsuno, Felipe Barbosa, James Kudo, Sandra Cinto, Sara Carone, Sidney Philocrean, Rafael Pagatini, Thais Ueda, entre outros.

Nesses 30 anos, a Galeria Deco realizou mais de 125 exposições, inclusive de renomados artistas, como Yayoi Kusama, Takashi Murakami e Nobuo Mitsunashi.

A Galeria Deco representa os artistas Yayoi Kusama, Nobuo Mitsunashi, Nobuhiko Suzuki, Yasuo Ogawa, Futoshi Yoshizawa, Miyuki Abe, Yasushi Taniguchi, Takafumi Kijima, Ryota Unno, Yo Onishi, Tomoo Nagai, Manabu Hangai, Koutaro Isobe, Sachiko Koshikoku, Kimi Nii e Shizue.

-
Serviço:
Exposição: "Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi"

Abertura: 28 de março, às 19h
Período expositivo: de 29 de março a 29 de abril de 2012


Exposição: “Olhares Oblíquos”
Abertura: 28 de março, às 19h
Período expositivo: de 29 de março a 29 de abril de 2012

Local: Galeria Deco
Rua dos Franceses, 153, Bela Vista. Tel. (11) 3289-7067. Diariamente, das 10h, às 19h.
Entrada gratuita.








Curso online de Arteterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...