NOSSO VLOG

terça-feira, 27 de outubro de 2015

BAGAÇO DE LARANJA PARA PRISÃO DE VENTRE

Algumas pessoas, especialmente os idosos possuem uma dificuldade enorme de mastigar e ir ao banheiro.

Com pouquíssimo apetite e dificuldades para mastigar devido a prótese não fixar mais na gengiva, comem somente pequenas porções em forma de sopa.  O dilema é mudar o paladar da comida para agradá-los e além disso, fornecer alimentos com grande fonte de fibras.

Em busca dessa melhoria, cozinhar torna-se um laboratório. Para garantir os nutrientes necessários para suprir a deficiência da mastigação, é bom fornecer sucos de frutas e vitaminas misturados com vegetais.

Como fornecer fibras para um adulto que não consegue mastigar nada sólido?

Outro dia, fazendo um suco de laranja com cenoura um pouco diferente do usual, consegui desenvolver uma receitinha especial, rica em fibras.

SUCO DE LARANJA COM CENOURA:

Ao invés de passar a laranja no espremedor, lave bem e corte 4 laranjas em cruz, tire os caroços e com uma faca afiada corte de ponta a ponta cada gomo e bata no liquidificador com uma cenoura em  1 litro de água. Coe e reserve o bagaço num recipiente separado. Adoce o suco à gosto com açucar ou adoçante.

BAGAÇO DE LARANJA E CENOURA:

O bagaço da laranja é rico em pectina que envolve o intestino e protege contra a assimilação do colesterol, gorduras prejudiciais e auxilia também no emagrecimento. Possui alto teor de vitaminas A, complexo B, C, ferro, é cicatrizante e ajuda a combater vários tipos de câncer.

A cenoura combate a cegueira noturna, o câncer, doenças cardíacas e AVC; também é antioxidante, antibacteriana e antisséptica.

RECEITA DE PUDIM DE BAGAÇO DE LARANJA E CENOURA:

Lembra do bagaço do meu suco que foi coado? Anote a receitinha:

Ingredientes:

1 xícara de bagaço de laranja e cenoura
1 xícara de açúcar
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina sabor abacaxi
cravo e canela à gosto

Preparo:

1. Misture numa panela antiaderente o bagaço com o açúcar, um pouco do suco, o cravo e a canela, mexa bem e leve ao fogo mexendo de vez em quando até ficar em consistência de brigadeiro.

2. Retire o cravo e canela (caso seja em pau) e dissolva o creme de leite no doce e em seguida bata tudo no liquidificador acrescentando a gelatina dissolvida em meio copo d'água.

Obs: Experimente e veja se a quantidade de açúcar é suficiente para o seu paladar. (Caso a pessoa seja diabética, utilize o açúcar culinário "Tal & Qual" na mesma proporção do açúcar normal.

3. Despeje em forminhas e leve para gelar.

Pode ser servido com alguma cobertura ou ser usado para bater junto com leite e transformado numa vitamina cremosa.

Esse doce auxiliará no bom funcionamento do intestino.

Ficou muito bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...