NOSSO VLOG

terça-feira, 15 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA A BELEZA NEGRA E CELEBRA OS 30 ANOS DA PRIMEIRA BLACK BARBIE

Todas as bonecas pertencem ao acervo do colecionador Carlos Keffer que, em 15 anos, acumulou mais de 700 exemplares, sendo 83 delas negras, formando a mais valiosa coleção do gênero no Brasil. Praia Grande será a primeira cidade do País a receber a mostra itinerante, lançada recentemente em São Paulo, a partir do próximo dia 14, no Litoral Plaza Shopping.


A Baixada Santista recebe nesta segunda-feira, 14 de junho, a primeira mostra itinerante de modelos negros da boneca mais famosa do mundo, a exposição “Black Barbie”. A mostra que homenageia a beleza negra e celebra os 30 anos do lançamento da primeira Barbie negra, criada em 1980, será aberta oficialmente às 19h30, na praça de eventos do Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande. A região é a primeira do País a receber o projeto itinerante, que foi lançado oficialmente no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, no último dia 13 de maio.


“Este evento é uma oportunidade de celebrar a beleza da mulher afrodescendente. O interesse pela reconstituição das raízes brasileiras passa pelo enaltecido das riquezas e da influência africana na constituição do universo feminino em nosso País. A exposição mostra bem esse aspecto”, explicou a gerente de Marketing do Litoral Plaza Shopping, Simone Ponce.

“Black Barbie” conta a trajetória, por meio de 83 exemplares raros, das bonecas afrodescendentes da família Barbie, e presta uma homenagem aos 30 anos do lançamento da primeira Barbie negra, criada em 1980. Todos os modelos apresentados pertencem ao acervo do colecionador Carlos Keffer que, em 15 anos, acumulou mais de 700 bonecas, sendo 83 delas negras, formando a mais valiosa e importante coleção do gênero no Brasil. Esta é a segunda vez que o Litoral Plaza Shopping faz um evento exclusivo de Keffer na Baixada Santista.

As Barbies negras estão separadas em 11 grupos temáticos: Black Fever (eras Mod e Disco), África Negra (homenagem à África e afrodescendentes), Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser, Alta Temperatura: Praia Animada, Trend: Estilos Marcantes, Fashion: Passarela da Moda, Divas: Vestidos de Gala, So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje, Porcelana: Luxo e sofisticação, Princesas: Celebração da Fantasia e Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos.

Alguns dos destaques da exposição são o exemplar original da primeira Barbie e do primeiro Ken (boneco criado para ser o namorado da Barbie) negros, além de exemplares inspirados em celebridades como a cantora Diana Ross e a atriz Halle Berry. A mostra apresenta, ainda, uma mesa-mostruário com edições históricas de revistas, fotos e LPs que celebram ícones da beleza afro, de Zezé Motta a Michelle Obama, além de 13 fotos-destaque do fotógrafo Ricardo Schetty.

Serviço – A exposição “Black Barbie” é uma realização do Litoral Plaza Shopping e será aberta oficialmente nesta segunda-feira, 14, às 19h30, na praça de eventos e segue até o próximo dia 30 de junho. O Shopping fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511, na Praia Grande. Outras informações pelo telefone 13 – 3476.2000.

Sobre a Barbie

Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da fábrica de brinquedos Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel, que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima de uma adolescente. Quando foi lançada, foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e ainda ícone fashion mundial.

Como toda diva, a partir dos anos 90, estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões. Fazem parte desse grupo nomes como: Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Por cinco décadas, a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem.

O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie negra (1980) e Barbie presidente dos EUA (1992).

Sobre o Litoral Plaza Shopping

O LITORAL PLAZA SHOPPING, inaugurado em 1998, é um empreendimento consolidado e de sucesso, pois reúne em um mesmo espaço diversos atrativos e vantagens ao público da Baixada Santista: um mix de mais de 220 lojas, incluindo grandes redes como Marisa, Pernambucanas, C&A e Ponto Frio; marcas como Centauro, Collins, Damyller, Hering, Vivara e Nobel; o Hipermercado Extra; uma praça de alimentação espaçosa e com uma enorme variedade – oferece desde uma pizza a uma churrascaria, além dos tradicionais “fast foods” como Burger King, Girafas, Vivenda do Camarão, Mc Donalds, Spoleto e Subway, entre muitos outros.

Outros dois destaques do LITORAL PLAZA SHOPPING são o estacionamento, gratuito, com três mil vagas, metade delas coberta, e a facilidade de acesso ao Shopping, com localização privilegiada e estilo horizontal, o que facilita, e muito, a circulação interna. É também um dos principais colaboradores sociais, esportivos e culturais da Região, investindo sempre em arrojados projetos de patrocínio e ações culturais dentro e fora do empreendimento. Outras informações acessem: http://www.litoralplazashopping.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar um recado?

Tigres: Os Gigantes Listrados da Natureza

Os tigres (Panthera tigris) são conhecidos por serem os maiores felinos do mundo, com uma presença marcante em diversas culturas asiáticas. ...